segunda-feira, abril 09, 2007

A educação de um teórico e revolucionário: Lenine 1

Sobre o que eu queria escrever não consigo escrever. Assim vou dissertar sobre o livro que comecei a ler. A biografia de Lenine de Robert Service publicada pela Europa-América em 2004.

O que mais relevo nesta biografia é a preocupação do autor pela educação de Lenine, sobretudo com os livros que Lenine leu e que possam de certa forma explicar as opções ideológicas e as atitudes do revolucionário que procurou criar e justificar a existência de um estado de um só partido.

“Todavia, é notável que o livro mais apreciado por Vladimir {Lenine] descrevesse não a Rússia mas os EUA. Isso ia de encontro ao desejo dos seus pais de se manterem, e aos seus filhos, afastados de discussões perigosas sobre a vida pública russa. Se assim era, eram um pouco ingénuos. A Cabana do Pai Tomás continha ideias de significado universal; o seu estilo sentimental comunica ideias de dignidade humana universal. Quando tentamos pesquisar as origens da visão política de Vladimir, deparamos frequentemente com as suas leituras no final da adolescência e no início da idade adulta. Concentramo-nos em Tchernichevski, Marx, Plekhanov e Kautsky. Mas devemos lembrar-nos que, antes desses autores russos e alemães marcarem a sua consciência, uma mulher americana – Harriet Beecher Stowe – tinha já influenciado a sua jovem mente.” p. 74


Ao longo da biografia iremos ver que Service tem a preocupação de contextualizar as decisões de Lenine no quadro de influências teóricas das leituras que escolheu, ou para si foram escolhidas, e formaram as suas ideias. Esta é a pergunta que devia ser feita a qualquer estadista ou a qualquer aspirante ao cargo: Quais foram os livros que leu? Os que verdadeiramente leu, e não aqueles que os seus assessores de imagem gostaria de dizer que você leu?
Senão sob a forma de uma pergunta, então sob a forma de uma pesquisa jornalística. Quais foram os autores/livros que condicionam o comportamento dos candidatos?
Pensar-se-á talvez que a indicação de uma licenciatura obtida determinará por si o tipo de formação que cada um terá recebido. Mas não é uma informação suficiente. A leitura não releva, nem revela, só o percurso público estatuído num programa liceal ou universitário, mas também dá conta do circulo do privado com que cada um vai formando as suas explicações sobre os fenómenso ou descobrindo as palavras que melhor descrevem a sua realidade. Dai a importância deste biografia de Robert Service ao sublinhar o papel das leituras na formação da pessoa Lenine.

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