sábado, abril 28, 2007

vinte e cinco de Abril


O hospital é grande, harmonioso mesmo, visto do exterior. Depois entra-se na zona da emergência e temos um choque emocional. Quem visitar os pacientes no SO de Faro submerge numa atmosfera de cenário de um filme de clínicos a trabalharem numa situação equivalente ao que nos é dado imaginar ser uma situação de atendimento médico após catástrofe. E que, ali, é a situação corrente de atendimento. Muitos mo confirmaram.

Não pode ser explicação suficiente, aquela que nos é dada no cartaz que à entrada das urgências avisa que o hospital está a proceder a obras para instaurar o sistema de atendimento segundo o método de Manchester. Não pode ser essa a explicação para o facto dos visitantes terem que passar entre três filas contínuas de macas que se aglomeram no hall, seguindo depois por um corredor com friso duplo de mais doentes em macas, isto enquanto andam à procura do seu familiar ou amigo. Nesse caminho vêem-se médicos a tirarem sangue ao seu paciente, ao mesmo tempo que passamos a seu lado evitando procurar tocar-lhes, vemos outros a passarem em grande velocidade ziguezagueando entre nós e as macas a caminho de não sabemos onde. Espreitamos para a sala de ressuscitação e vemos mais dois médicos a darem consulta a um número igual de doentes, não vislumbramos muitas vezes ali, nos corredores pejados de doentes, um auxiliar que seja ou um enfermeiro a quem perguntar a direcção, e não sabemos assim como encontrar quem procuramos. Deambulamos perdidos, procurando respeitar a intimidade de quem ali está exposto aos olhares de quem passa, mas não podendo evitar fisicamente a invasão desse espaço.

Há um médico jovem, com um sorriso fácil, que ainda não aprendeu as manhas de fugir aos bloqueios que os familiares desorientados lhe fazem com o intuito de obter informações. Às vezes faz cara feia e diz com o ar de atarefado de quem realmente o está:”Eu não sou o médico desse/a paciente, mas vou chamar o/a colega que lhe poderá dar assistência”, e desaparece. Até uma próxima vez que ali passar. Na sala de imagologia estão nessa hora cinco doentes. Estão sob observação constante. São doentes em estado grave. Quase em cima uns dos outros, homens e mulheres. Uma delas geme alto e ininterruptamente. Outra, com o ar gracioso de um ser alado, uma idosa de olhos doces e tão magra que diríamos quase não ser, acena-nos com a mão e pede-nos baixinho para fazermos o favor de chamar um/a enfermeira. Só podemos tentar encontrar alguém. “Mas não há uma campainha para chamar assistência? - podemo-nos perguntar irritados, enquanto tentamos manter o sorriso.” Os homens, aqueles, estão calados, imóveis, respiram com dificuldade. Um deles, de etnia cigana, vindo de São Brás de Alportel, tem à porta do hospital bem mais de duas dezenas de familiares e amigos de todas as idades que ali se reuniram para saber notícias, para aguardar por ele. Depois a saída dessa dura realidade circundante e velamos, à vez, pelo nosso paciente, uns minutos.

Em todo o barlavento algarvio não há um aparelho para fazer uma TAC ou uma hemodiálise a não ser em Faro. O hospital de Lagos é pouco mais que um Centro de Saúde com serviço de urgência, com médicos que mudam constantemente e que não conhecem os doentes. Em Portimão também não há todos os meios de diagnóstico, e os doentes mais graves são enviados então para a capital de Distrito que fica, em alguns casos, a mais de oitenta quilómetros de casa, sendo que não há nenhuma possibilidade de se obter informações dos doentes internados em SO pelo telefone. Morre-se. Naturalmente. Sem sarcasmo. Mas sem esse cuidar dessa última hora existencial nesse hospital de Faro. Não ponho em causa as competências dos seus profissionais, a assistência médica, mas o descuidar, por indiferença ou por impotência, do espaço em que estão os mais graves dos doentes algarvios. Acuso a administração do hospital, as suas chefias, e o Ministério, por manterem aquela urgência como está. Nada pode justificar aquele caos. É assim em Abril, imagino, com horror, o que acontecerá no Verão.

Depreendo que um dia abrirão ali um clone do Hospital da Luz. Façam os privados o que quiserem com o seu dinheiro. Mas não à custa do dinheiro público e da apropriação dos deveres de um Estado que recebe impostos para gerir os assuntos públicos. Por isso não façam as administrações públicas o que quiserem com o dinheiro público. Porque não pode ser por falta de dinheiro (constrói-se rapidamente e bem em Portugal quando se quer), e a prová-lo está o estádio de Faro ali bem perto e completamente inutilizado.
Só pode ser uma desorganização a qual espero que não seja com o intuito superior de suprimir pessoal clínico do quadro da função pública, desmoralizando-o e fazendo-o passar para o sector privado, ou para inquietar as populações, fazendo-as crer que cada vez mais uma boa saúde terá que ser paga e seguida por clínicos em prestação de serviços privados.
No dia em que o orçamento for cumprido à custa radical dos cortes na educação e na saúde, o Estado passa apenas a ser um sugador de impostos. Um estado medieval, um estado que espolia. Um estado que ninguém respeita porque não respeita ninguém. O fim do estado.

Sem comentários: