sexta-feira, novembro 16, 2007

Churchill:o rigor de uma preparação intelectual 1

Uma infância e uma adolescência academicamente menos soberba que a dos outros líderes mundiais que no seu futuro de uma forma ou de outra Churchill irá encontrar e com quem irá debater o destino do mundo.
Comparando a disciplina e a prestação escolar de Lenine, por exemplo, com a de Churchill, tal como os seus biógrafos as apresentam, é como comparar um cavalo de corrida com um poldro de três anos um bocado estroina. Churchill é o poldro, já se vê. Já de Estaline sabemos que procurou compensar durante toda a sua vida com um estudo intenso a falta de estudos sistematizados e rigorosos em jovem, e Mao, esse, o sério e compulsivo devorador de livros desde cedo, tinha uma excelente formação escolar.
..
Conto aos meus alunos como os pais de Churchill temiam desassombradamente o futuro do jovem Winston, a quem não auguravam um papel social relevante. O pai chega a dizer-lhe, irado: "Porque eu tenho a certeza de que se tu não conseguires evitar levar a vida indolente, inútil e imprestável que levaste durante os teus anos de estudo e nos últimos meses, te tornarás um vagabundo social, um de entre as centenas de falhados da escola pública, e terás uma miserável, infeliz e fútil existência." p. 48
..
Aos meus alunos mais almareados, e que começo a conhecer muito bem, brilharam-lhes os olhos ao ouvirem-me contar este e outros episódios do percurso académico desse futuro primeiro-ministro inglês. Deixei-os uns minutos a saborear esse afago e depois perguntei-lhes: "Agora imaginem se o sistema de educação familiar e o sistema de educação público não controlassem rigorosamente e exigissem o máximo rendimento do jovem em questão, qual teria sido o seu percurso de vida? Seria um estudante mais feliz, mas que tipo de mediocridade não o enredaria e transformaria o seu carácter?"
Silêncio.
Estava a ser moralista, mas a questão é se estava a ser falacciosa. E eu julgo que não.
..
Mas se os resultados de Churchill não eram brilhantes nem revelavam uma continuada dedicação aos estudos, muitos dos seus colegas já lhe tinham intuído a inteligência, a graça, a simpatia e a coragem física e moral que seriam qualidades que o fariam saber escolher o seu caminho. E Churchill ir-se-ia preparar para o seu futuro. Como?

Sem comentários: