terça-feira, janeiro 06, 2009

Um "Moomin" também para Portugal: votos de ano bom


As nossas fábricas de faianças das Caldas da Rainha caiem umas atrás das outras, levando ao desemprego centenas de pessoas, e fazendo desaparecer um produto regional muito curioso do ponto de vista artístico e cultural popular.


Um dia destes entretive-me a ver um programa sobre dois barmans americanos que percorrem o mundo e criam uma bebida nova em cada país por onde passam, depois de se documentarem e experimentarem várias formas de vida desses lugares. O programa em causa era sobre a Finlândia. Retenho várias informações, uma delas dá conta da existência de um produto de marchandise do maior sucesso internacional, que tem num boneco todo branco, o "Moomin", a sua imagem de marca. Confesso que não conhecia o boneco nem as histórias que o têm como personagem, mas que os números astronómicos da balança comercial a favor do país por causa do respectivo boneco eram de espantar, lá isso eram.


Nós por cá publicitamos Ronaldo e Mourinho e o Allgarve. Enfim, uma marchandise perfeita. Os dois primeiros, então, conseguimos vendê-los em série. Não os temos é em produção, quanto mais uma série. Um pormenor.
Mas se pusermos o Senhor Primeiro-ministro a falar sobre isto ele há-de convencer-nos a todos que o "Magalhães" há-de vir a dar cartas a esse tal de "Moomin", pois que nenhum ministro finlandês o traz em pin ao peito nas reuniões internacionais, logo... "Moomin" 0 -"Magalhães" 1.

Sem comentários: