terça-feira, dezembro 01, 2009

Ai ele é isso, o tratado da nossa Lisboa? A restauração da administração de Bruxelas?

Circunstância quanto baste para a assinatura do tratado. Dizem que, "Os 27 países da União Europeia podem suspirar de alívio: depois de dois anos de hesitações, o Tratado de Lisboa entra agora em vigor. Palco da assinatura em 2007, Lisboa volta a estar no centro das atenções: as comemorações do 'dia 1 do Tratado' arrancam esta terça-feira, ao final da tarde, junto à Torre de Belém."
É um tratado europeu, de gabinete. Eu gosto de tratados como se de livros de metafísica. Ambos de gabinete. E o povo a que diz respeito o tratado? Onde anda ele que não aparece no enquadramento da festa, pá? É que nem para figurantes apareceram aqueles míudos que vão a todas as manifestações seja contra a globalização ou contra o aquecimento global e ainda contra a circulação do capital ou as multinacionais, ou esses outros que vão de bandeirinha na mão acenar à história com a sua singularidade que alguma relevância há-de ter no concerto da obra. Talvez. Nadica de nada de povo. Esse fica bem no retrato da restauração da independência. Coisas de moda antiga.
Empanturrada, suspiro: Europa para sempre. Portugal sempre. Mas com democracia. E com governos minoritários, que eu acredito na arte da negociação. Coisa fútil eu sei, e que apoquentam as nossas queridas Fátima Campos Ferreira, que perguntam repetidamente aos sábios economistas da nação: "Mas como governar com esta democracia?" Cruzes Credo. Como diria o senhor Óbvio: governando.
Felizmente que ontem no programa "prós e contras" havia Augusto Mateus para refrear discursos obscuros sobre a existência da democracia, em nome de um fim como é o do bem da pátria. Este bem todos o perseguimos, excepto quando isso implique aceitar suspensões, ou retenções da democracia e dos seus direitos, liberdades, garantias, deveres e responsabilidades, todos eles enquadrados pela Constituição ou pela ética, exemplo de alguns dos costumes que honraram existências em Portugal.

1 comentário:

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Meditações “Latino”-Americanas
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.