terça-feira, junho 20, 2006

Política: relação meios-fins. Exemplos.

Tomem-se os seguintes exemplos de políticas que estão relacionados com fins: Nova lei das finanças locais. Leia-se, para se perceber qual é a finalidade desta lei e o que ela poderá trazer de novo às relações políticas entre cidadãos e o Estado, o editorial de Martim Avillez Figueiredo no Diário Económico de hoje, à tarde já deverá poder ser lido online, ou o editorial de Helena Garrido no DN Online. A nível internacional, uma decisão política relacionada com fins é a decisão do governo espanhol em permitir o referendo na Catalunha relativo ao novo estatuto para a região. Como se compreenderá, cada uma destas medidas, diferentes nos seus propósitos, têm como finalidade uma alteração radical do modo como as sociedades portuguesas ou espanholas, e mais especificamente os catalãs, entendem a sua relação com o Estado. Para o bem ou para o mal altera a concepção de Estado que temos todos. Cada uma à sua maneira são políticas que visam um fim: maior autonomia e responsabilidade dos cidadãos pelo seu destino político.

Políticas relacionadas com meios, logo problemas a exigir uma intervenção mais técnica do que ideológica: Em Portugal o relatório do Observatório dos Sistemas de Saúde, considera "atabalhoadas" as medidas que o Ministro da saúde adoptou relativamente ao caso do encerramento de maternidades. Meios mal explicados, adaptados e implementados. Eu, que sou contra o encerramento de maternidades, nomeadamente a de Elvas, e compreendendo que devo respeitar as decisões técnicas em geral mas sem me coibir de exigir mais e melhores serviços, nem vou argumentar com os casos de dor que aqueles pais estão a viver, e também porque foram obrigados a sair de Elvas para terem os seus bebés.
O senhor "ministro" diz que não comenta as críticas do relatório porque são juízos de valor. Mas os juízos de valor são muito objectivos, senhor Ministro, não os subestime, porque eles avaliam os meios (mal) aplicados.
Em Espanha enfraquece-se o poder da ETA ao deter-se os elementos do grupo que estariam relacionados com a manutenção do aparelho financeiro da organização separatista Basca. O que o governo espanhol concede em termos de finalidade política, não concede aos meios para-militares que visam obter qualquer fim político pela violência.

Sem comentários: