sexta-feira, janeiro 12, 2007

Imaginário político: Índia


A série "A Jóia da Coroa" (The jewel in the crown), de produção inglesa, dirigido porJim O'Brien e Christopher Morahan a partir de uma adptação do romance de Paul Scott, faz parte do meu imaginário quando penso na Índia. Mas a Índia foi só uma jóia da coroa inglesa? E as nossas jóias, Goa, Damão e Diu? Em que coroa, ou estandarte, brilharam elas?
A minha obsessão com o aspecto simbólico da política leva-me a dizer uma vez mais que Portugal desperdiça, em termos de discurso, uma ideia que reúna os portugueses não sob o abominável princípio da potência colonizadora, da dominação dos povos, mas do admirável princípio de que amámos tanto essas terras estrangeiras como se nossa se tratasse, mesmo se as amámos execravelmente. Há uma história por contar mesmo quando pode ser feia. O silêncio é que apaga a beleza ou a vilania dos acontecimentos, não o discurso. Mas quem conta a história dessa paixão, mesmo que tivesse sido infeliz? Quem não deixa esquecer essa existência partilhada entre portugueses e indianos? Quem narra esse tempo e o oferece ao imaginário de outros povos?
As visitas das comitivas presidenciais são grãos de areia no deserto, pois só o imaginário colectivo é que fixa as pessoas a um local ou a outras pessoas. Vão para lá só preocupados com a economia que modificar-se-á estruturalmente muito com isso em Portugal.
E no entanto... a economia move-se.

Sem comentários: