quarta-feira, abril 11, 2007

A educação de um revolucionário: Lenine 2

Segundo o biógrafo Robert Service
Quando Lenine tinha dezasseis anos o seu irmão mais velho, Alexandre Ulianov, em consequência do seu envolvimento num plano para assassinar o czar Alexandre III, foi detido, julgado como conspirador e condenado à morte. A família, estupefacta, não acreditou num primeiro momento que Alexandre "o querido solzinho ofuscante no céu" (p. 92) pudesse estar envolvido na preparação de semelhante acto de violência e morte. O brilhante aluno da Universidade de Matemática e Física de São Petersburgo deixara de acreditar ser possível haver uma mudança pacífica e continuada no regime russo, como criam os seus pais, e aderiu a um dos muitos movimentos revolucionários antimonárquicos que existiam então na Rússia que tinham como objectivo primeiro praticar o regicídio.
.........
Os ideais "Verdade, ciência, liberdade e justiça" eram comuns a todos os movimentos revolucionários russos, que defendiam em 1887 que as mudanças políticas só poderiam ocorrer por força de uma revolução, mas os pressupostos para a acção revolucionária tinham bases diferentes. Por um lado havia os revolucionários que defendiam o socialismo-agrário como forma de transformar a vida política russa, mas também havia outros que defendiam que só as teses marxistas, que evoluiam à volta do papel determinante da classe operária como catalizadora da revolução, poderia fazer sentido numa sociedade que estava a industrializar-se rapidamente.
"Praticamente todos estes socialistas, embora vendo virtudes nas ideias e práticas do povo, estavam muito longe de repudiar a necessidade de industrialização da Rússia. Descobriram também, através da amarga experiência, que os operários reagiam mais às invocações revolucionárias do que os camponeses. Qunado uma vaga de estudantes partiu para fazer propaganda revolucionária nas zonas rurais em 1874, muitos deles foram entregues ao Ministério do Interior por camponenses espantados". p. 90.
.........
Entre os defensores das ideias marxistas, como Plekhanov e os seus seguidores, sendo que ele abandonara as suas crenças numa força revolucionária assente no campesinato, e os que continuavam a defender uma revolução a partir das tradições do campesinato russo, estabeleceu-se um diferendo. O irmão de Lenine terá entrado então para um grupo que teoricamente procurava fazer a ponte essas duas formas de conceber o socialismo, enquanto na prática operava de forma decida a alterar o regime político por força da sua própria acção imediata. Alexandre Ulianov conhecia bem as teses marxistas, pois ele próprio tinha traduzido trabalhos de Karl Marx do alemão para o russo, por isso soube redigir uma declaração de objectivos para o seu grupo que sublinhava a importância das leis científicas acerca da história e da sociedade tal como defendia Marx, sem deixar de afirmar que todas as classes oprimidas da Rússia (sem citar directa ou especificamente os camponeses) tinham um igual interesse em alterar o regime político.
..............
Os marxistas russos, segundo Service, terão tentado dar a entender que Lenine desde cedo optara pelas ideias marxistas, não seguindo a via ideológica do irmão, mas na realidade, Lenine terá entrado para grupos que defendiam então ideias revolucionárias relacionadas com o socialismo-agrário. Mas, como nos diz o autor, tendo então só dezasseis anos "Não existe realmente razão para pensar que Vladimir [Lenine] tivesse ideias formadas acerca de alguma coisa. Mais provavelmente começava apenas a conhecer o mundo das ideias revolucionárias." p. 95.

Sem comentários: