quinta-feira, abril 12, 2007

uma entrevista

Para mim o primeiro-ministro deu ontem explicações absolutamente razoáveis relativamente ao seu percurso académico. Eu já aqui defendi o interesse público e a legitimidade de uma investigação jornalística como a que foi conduzida pelo jornal Público, e fi-lo, tal como julgo, em tempo útil. Daí que ache, no seguimento da ideia, absolutamente necessária esta explicação de José Sócrates ao país. Porém, um acontecimento não tem que confundir o outro. Então, numa certa vertigem que me levou a querer misturar a parte com o todo, fiz um juízo de valor acerca da personalidade de Sócrates que, fazendo fé nas suas palavras de hoje, e eu não tenho por que duvidar, nem provas há que nos fundamentem essa dúvida, fui precipitada e injusta. Errei. Ele não deixa de ser um testemunho do que poderemos encontrar de incongruente, incerto e laxista no sistema de ensino em geral, e, muito em especial, no ensino superior, mas imputar-lhe a ele pessoalmente uma falta que é generalizada a tantos outros, e sendo que ele nem responsabilidades tinha nessa área, também me parece um exagero.
Obviamente, e desde que é chefe de governo, que o estado da educação em Portugal passa a ser um reflexo das propostas e das escolhas que sob o seu governo forem determinantes. E é sobre este percurso que ele responderá a seu tempo. Nada há que nos garanta ter havido algo mais senão um certo pactuar, por inércia ou por indiferença, com o permissivo estado de validação académica e social em Portugal do aluno José Sócrates.
Se relativamente ao seu percurso académico as suas respostas me satisfizeram, já quanto à explicação da sua atitude para com os jornalistas (Telefonou? Não telefonou? Telefonou em que tom e porquê) não me convenceu nada. Tendo sobretudo em linha de conta os projectos governamentais nesta matéria e os argumentos aduzidos. Mas do facto de ele não me ter convencido da razoabilidade das suas acções não vem propriamente muito mal ao meu mundo, desde que haja jornalistas que não se deixem afectar por vozes de comando, nem leis que lhes cerceiem a liberdade.