quarta-feira, junho 20, 2007

E no entanto.....queremos que o sistema democrático funcione. Sem medo.

"Tentam tranquilizar-me com o argumento de que o sistema funciona. E eu acredito: o sistema funciona." de António Balbino Caldeira Do Portugal Profundo

6 comentários:

Anónimo disse...

In Ultima hora-Publico PT
13.06.2007 - 17h31 Lusa:

A esquerda "deixou de ser esquerda" e tornou-se "estúpida"- afirmou Prémio Nobel da Literatura José Saramago-"Já não há governos socialistas, ainda que tenham esse nome os partidos que estão no poder",
"Antes gostávamos de dizer que a direita era estúpida, mas hoje em dia não conheço nada mais estúpido que a esquerda", afirmou o octogenário escritor e militante histórico do Partido Comunista Português.
Para Saramago, "é altura de protestar, porque se nos deixamos levar pelos poderes que nos governam e não fazemos nada por contestá-los, pode dizer-se que merecemos o que temos".

"Estamos a chegar ao fim de uma civilização e aproximam-se tempos de obscuridade, o fascismo pode regressar; já não há muito tempo para mudar o mundo", afirmou José Saramago.

"A cegueira alastra como "um rastilho de pólvora". Uma cegueira colectiva."- In Ensaio sobre a cegueira de José Saramago

Subscrevo, infelizmente.

Isabel Salema Morgado disse...

O problema é que a esquerda também já foi uma coisa muito estúpida, tanto quanto a direita. Que se queira ver uma outra esquerda agora, é diferente. E, ver nesta esquerda, que se quer diferente, a nossa esquerda, é muito difícil. Mas que esquerda se defende, afinal?
Não a de Sócrates, mas também não a de Saramago. Há que pensá-la, à esquerda. E à direita.

isabel

Anónimo disse...

E repito...
"Ser da esquerda é, como ser da direita, uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas da hemiplegia moral” (Ortega y Gasset, in 'A Rebelião das Massas')

Pois parece-me que continuamos cada vez mais encurralados...

"Os políticos que se dizem de esquerda, por ser o bom sítio de se ser político, estão sempre a afirmar que são de esquerda, não vá a gente esquecer-se ou julgar que mudaram de poiso. Mas dito isso, não é preciso ter de explicar de que sítio são os actos que a necessidade política os vai obrigando a praticar. Como os de direita, aliás, que é um lugar mais espinhoso. O que importa é dizerem onde instalaram a sua reputação, na ideia de que o nome é que dá a realidade às coisas. E se antes disso nos explicassem o que é isso de ser de esquerda ou de direita?"- Vergílio Ferreira, in 'Pensar'

E citando Eça:"Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar oposição. Falta igualmente a aptidão, e o engenho, e o bom senso, e a moralidade, nestes dois factos que constituem o movimento político das nações.
A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse."

Há qualquer coisa àcerca da hipocrisia que me confunde... cada vez mais... a cada dia que passa...

...será o absurdo da indiferença o único refúgio da dignidade e da integridade humana?

Anónimo disse...

A ESQUERDA NO BRASIL DEIXOU DE SER ESQUERDA QDO O LULA GANHOU AS ELEIÇÕES DE LÁA PRA CÁ É SÓ FUDIÇÃO NO POVO BRASILEIRO

Isabel Salema Morgado disse...

Sublinho a tua citação, Teresa.

A ciência de governar

"A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse."

Eça de Queirós

ZeTomes disse...

Bom dia

Resolvi criar uma petição que insurge contra a abusiva e anti-constitucional postura do nosso órgão soberano 1º Ministro José Sócrates, sobre António Balbino Caldeira quando lhe move um processo por difamação.

Ao estar a processar por difamação um cidadão, o órgão soberano está a infringir o artigo 3º dos direitos constitucionais, em que o Estado está subordinado a estruturar-se pelos artigos da Constituição da República Portuguesa.

Mover-se um processo que riposta a uma difamação, antes, dever-se-ia tê-la fundamentado como difamação - ou seja, não verdadeira perante um facto polémico.Portanto, mover-se um processo apregoado difamatória certa expressão, já de si é um abuso de poder porque em si o que é liberdade de expreesão nem sequer foi provado como difamação (ainda que a própria difamação seja já em si uma forma de expressão, o caso difere de órgão soberano para cidadão)

Mesmo sendo verdadeira, pelo 37º artigo da Constituição, a Liberdade de expressão e informação é um direito que não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura. Portanto se cabe ao Estado (estruturação do Governo) subordinar-se às directivas da Constituição, um órgão soberano não pode mover um processo judicial sobre o direito do cidadão de se expressar ainda que esteja a ser polémico. Fazê-lo é não estar em consonância com a estrutura da nossa Constituição da República.


Deixo-lhe o endereço caso queira divulgá-la

http://www.petitiononline.com/tasfasta/petition.html

abraço

--
José Pedro Gomes