quarta-feira, outubro 31, 2007

Interno/Externo

"Destroem a classe média, precisamente aquela de onde, quando não sujeita às extremas pressões da insuficiência, quase sempre vi irromper as aberturas civilizacionais mais consistentes. Esta, não tendo para onde se voltar (já experimentou todos os partidos desta democracia) aceitará politicamente o quê? Se é o espaço fundamental das conquistas democráticas, rapidamente também se torna o espaço da derrocada das próprias democracias. O nosso sistema político não estará perigosamente em causa?"

Joaquim Manuel Magalhães, "Derrocada" no jornal Expresso Actual, 67.


"Generalizar e reformular a avaliação é uma das tarefas mais urgentes do nosso sistema de ensino. Conte-se com os professores que gostariam de ver o resultado do seu trabalho honestamente medido. Conte-se com as famílias que começam a perceber o logro dos progressos fictícios. Não se conte com o "eduquês".

Nuno Crato, "o eduquês envergonhado" no jornal Expresso Actual, p. 27.


"O engano de alguns políticos é outro. É pensarem que o mundo está à espera que a Europa lhe dê orientação moral e exemplo de convívio entre as nações. (...) Não é para assegurar hegemonia moral do seu "soft power" que a Europa precisa de se unir. É para se defender melhor do poder ("soft" e "hard") de outros que lhe dão luta sem quartel. Quem assim não o entender deve evitar a política e procurar conforto numa ONG complacente."

José Cutileiro, "Dois grandes enganos", jornal Expresso, p. 42.

Sem comentários: