quinta-feira, abril 17, 2008

"Se o pobre come galinha um dos dois está doente". Prov. chinês

"(...) Quanto ao presente,aguenta-te. Aguenta a felicidade, por exemplo. E lá fora uma tarde de chuva, poças de água, humidade. Como diz o provérbio chinês? Se o pobre come galinha, etc. O general até uma condecoração chinesa recebeu. Na cómoda também. Deixa-te disso, volta ao presente. Faz projectos. Inventa. Não largues um único osso que abocanhes. Pergunta:
-O senhor não é aquele escritor que me esqueceu o nome?
Isto dois caramelos na rua.
-Na minha opinião é melhor que o outro que também me esqueceu o nome
e juro que esta conversa é verdade. Apertaram-me a mão, aconselharam
-Continue
e vou continuar para me esquecerem mais ainda, enquanto eles continuaram na rua fora por seu turno, acotevelando-se sempre que uma mulher os cruzava. (..)"

António Lobo Antunes, "o Precário fio dos dias", in Visão, p.18

Sem comentários: