"Que tipo de influência crê que os media norte-americanos vão ter no resultado das presidenciais?
- A influência nos eleitores é maior
quando estes têm de julgar mais
subtilmente, como no caso das primárias
(as opiniões sobre o carácter
importam porque as diferenças
políticas entre candidatos são pequenas
e não há diferenças dentro
do partido). Já nas eleições gerais,
a filiação partidária é mais determinante
do que os media."
Michael Schudson in Meia-Hora
..
"No seu livro O Poder das Notícias diz que Reagan foi retratado pelos media que o seguiram em campanha como “um grande comunicador” e “um tipo porreiro” e que isso teve alguma importância na sua vitória. O mesmo pode acontecer com
Obama?
- Os jornalistas americanos, especialmente dos media nacionais,estão mais à esquerda do que o resto da população, e mesmo assim ficaram impressionados com Reagan e gostaram de cobrir a sua campanha. É um bom exemplo de como a cultura profissional dos jornalistas se sobrepõe às suas ideias políticas. Obama está mais perto das
suas inclinações políticas.
Diz que os críticos olham para o poder dos media como sendo como o do Super-Homem quando nãopassa de Clark Kent? Esse suposto favoritismo dos media não dá mais votos a Obama?
- O favoritismo na cobertura acaba por ser um pequeno factor. Porque é que o governador Rendell diz que os media estão contra Hillary? Porque ela não está a ganhar e estão à procura de alguém para atacar.
Se os media têm um papel moderado, o que é que vai decidir a nomeação de dois candidatos que diz terem pouco que os
distinga em termos de ideias? Muito tem a ver com timings acidentais, o que acontece em que momento. Penso que as lágrimas de Hillary foram um acidente, mas aconteceram no momento certo, assim como o discurso de Obama sobre a raça em resposta aos ataques
ao seu pastor, o reverendo Wright.
Eu, se fosse conselheiro dele, tinha-lhe dito para se distanciar totalmentedo homem e condená-lo. Não foi o que ele fez: transcendeu o momento e aproveitou a oportunidade para reflectir sobre a forma como a raçadivide a América.
Na campanha, o lado emocional pode ser mais importante do que
os argumentos?
-Penso que sim. Onde divirjo dos críticos é que eu não penso que isso seja mau, faz parte de ser líder."
Michael Schudson entrevistado por C. Gomes do Público
sexta-feira, abril 18, 2008
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