terça-feira, maio 06, 2008

Churchill: uma leitura 3

As mulheres.

A biografia de Churchill segundo G. Martin não é um livro de valoração ou de qualificação da personalidade escolhida. É um livro essencialmente descritivo e o autor procura manter-se fiel aos factos não intervindo numa via mais psicológica de interpretação do carácter. Ele espelha as valorações que dessa personalidade foram sendo feitas ao longo do tempo, compilando sequencialmente diferentes ou múltiplas perspectivas sobre o sujeito, mas não faz investimentos numa literatura de justificação ou explicação das acções ou da psicologia da pessoa retratada. Em obras biográficas que haja necessidade de justificação pela escolha que o autor faz de uma personalidade mais controversa (Hitler, Mao, Estaline ou mesmo Lenine), nota-se uma maior necessidade de compreender, e de ajuizar sobre essa compreensão, o objecto de trabalho, e isso explorando a sua formação pessoal, os seus contactos, a sua personalidade, investigando o que teria levado a uma ou outra decisão. Na biografia de Churchill segundo Martin não há explicação de causas, há um constatar de episódios que são deixados ao leitor ajuizar do seu interesse ou na sua influência sobre a construção de uma pessoa.
Por um lado é um acto de discernimento e respeito para com os leitores, por outro um distanciamento acordado com um homem que tanto escrevera sobre a sua época e sobre o seu lugar nessa história. É um álbum de acontecimentos e de testemunhos.
Não é um livro fascinado, positiva ou negativamente, com o seu biografado. É um livro sóbrio e que sistematiza com rigor uma vida.

Churchilll tem essa profunda ligação a uma mãe que não possui de todo a concepção de amor filial de uma mulher burguesa agarrada à sua prole. A mãe paira sobre a sua existência infantil e juvenil, mas não condescende muito com as necessidades afectivas do jovem, preferindo escolher centrar a sua atenção na formação cívica e académica do rapaz. Mais reprimendas do que abraços lânguidos, mais orientação na sua formação escolar do que protecção materna. Mais ausência física do que gratificação sentimental. Uma mãe de nacionalidade americana, independente, com elevado sentido da sua existência, com desdém por preocupações ligadas à sobrevivência económica ou de moral social burguesa, com um lugar aparentemente central na sua própria concepção de mundo.
As amizades femininas ao longo da vida Churchill são ouvidas e são um recurso social no momento de estabelecer ou reatar ligações sociais que lhe foram muitos úteis no seu percurso político, mas não temos propriamente companheiras/camaradas políticas, excepto... com a sua mulher. É espantoso que Churchill acate com tanta acuidade as impressões políticas , as decisões mesmo, da sua jovem esposa. É interessante saber que ela participou em comícios em nome de Churchill proferindo discursos escritos por ela própria, é curioso que esteja constantemente a fazer observações ou a dar indicações sempre lúcidas sobre comportamentos que Churchill devia refrear (a sua pontual agressividade em momentos de tensão com os seus subordinados) ou os contactos que devia estabelecer, advogando junto de quem necessário fosse sobre os propósitos de Churchill. De maneira muito discreta G. Martin dá-nos a entender que essa parceria e essa dependência terá sofrido alterações numa das últimas décadas de vida de Churchill, quando as discussões começaram a ser frequentes, e os conselhos de Clementine a não serem seguidos, pese embora, já fora da política activa, a cumplicidade e a amizade se tenham novamente sobreposto às divergências.

As secretárias de Churchill (chegou a ter temporadas em que se fazia acompanhar de sete secretárias, mais de um ou dois assistentes literários!) descrevem momentos de grande gratificação profissional, pelo labor intelectual de Churchill, pela sua capacidade de trabalho, pela intensidade da sua inteligência.

As filhas acompanham-no em muitas das suas viagens e encontros políticos, escrevem-lhe a dar a sua opinião, mas nenhuma parece ganhar estatuto de interlocutora. Verdade seja dita que isso também não acontece com o seu filho rapaz, apesar de este ter durante um período da sua vida ter conseguido ser eleito como deputado.

Sem comentários: