sexta-feira, outubro 03, 2008

O que pararece ser a União Europeia? O que é: sem federalismo e sem constituição, cada um salva-se como pode.

"Votre avis:
Face à la crise financière, l'Union européenne vous paraît-elle constituer plutôt…

1. un atout, qui permet d'affronter la crise à plusieurs
2 … ou pas un atout, chaque pays tire de son côté
3 Sans opinion"

Pergunta o Le Monde em inquérito on-line ao qual os franceses que participaram respondem:
2... ou pas un atout, chaque pays tire de son côté . 56.8 %

E a capa do jornal traz na capa a seguinte constatação "Chacun pour soi: les Européens se divisent sur la crise financière". O que me espanta então? Não é que haja 56,8% que percepcionam a Europa dividida (uma vez mais) em assuntos de interesse global, mas sim que haja quem continue a acrditar (39, 4% à hora em que li os resultados) na Europa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que nao e uma coisa nem outra. Mais o que Eduardo Lourenco dizia ao Publico esta semana: um acidente geografico, uma ideia e pouco mais do que isso. No resto estamos acantonados ao sindroma do estado-nacao.

Isabel Salema Morgado disse...

Mas Arnaldo, permita-me: uma ideia destas num acidente geográfico que é um lugar previlegiadíssimo no mundo, não é um fenómeno de somenos! E os povos reconhecem-no pela vontade expressa publicamente de adesão à unidade europeia - é verdade que disseram não à Constituição, mas não me parece que o dissessem como negação da ideia de constituição, mas pela forma que ela adoptou, e isso é fruto da política de circunstância e não da ideia que a preside ela mesma.

atentamente,

isabel