terça-feira, setembro 12, 2006

Um sonho académico quase tornado realidade

Para investigadora em Ciências Sociais eu sou um bocadito destrambelhada. Só hoje fiquei a saber pelo artigo de D. Pires Aurélio no DN que o Google tem para subscrição um serviço de arquivo dos jornais publicados nos últimos duzentos anos nos E.UA, Inglaterra, Canadá, Jamaica, Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Japão e África do Sul. Em cinco minutos estava a subscrição feita e eu a consultar os jornais que me interessavam, sendo-me dada a possibilidade de cruzar as palavras-chave com a data. A actualização de novas páginas é feita ao segundo. Ena! Ena!

Porquê quase um sonho? Falta Portugal na lista de países que dispõe de uma base dados deste género, e falta a comunidade presencial de investigadores, para discussão, análise e fiscalização mútua das nossas conclusões.

Sem comentários: