terça-feira, dezembro 19, 2006

islamo-fascismo/islamo-bolchevismo

“Li todas as declarações públicas que Osama Bin Laden fez antes e depois do 11 de Setembro e o mais espantoso nelas é o facto de serem essencialmente declarações de um revolucionário. Reflectem um desejo de mudar a ordem mundial, são anticapitalistas e acusam explicitamente os Estados Unidos de terem interesses imperialistas e económicos em dominar o Médio Oriente. Em muitos aspectos, a Al-Qaeda é como o partido bolchevique da Rússia pré-revolucionária: é uma rede relativamente pequena e bastante fragmentada, capaz de levar a cabo ataques terroristas. (…) O que é interessante é que este programa revolucionário no seio do mundo islâmico seja em geral tão mal interpretado no Ocidente como sendo islamo-fascista. Mas não há nada de fascista naquilo que Bin Laden tem em mente. O islamo-fascismo é uma daquelas categorias absolutamente enganadoras. É mais adequado dizer islamo-bolchevismo, no sentido em que se trata de uma organização revolucionária internacional, enquanto o fascismo tinha tudo a ver com o Estado-nação.”

Entrevista a Niall Ferguson, in Revista Tabu do semanário Sol, 16-12-06, p. 72.
Pessoalmente entendo o movimento fundamentalista islâmico como sendo uma ideologia herdeira a ocupar o lugar que o comunismo soviético tivera no mundo como polo aglutinador das críticas radicais ao anticapitalismo, lugar que ficara por momentos vazio. Mais do que islamo-bolchevismo procuraria arranjar um termo que desse conta desses propósitos políticos internacionais manifestos na vontade de criação de uma nova ordem mundial, mas com assento num texto religioso. Procuraria arranjar, mas não arranjei.
Mas muito gostaria de assistir à troca de argumentos entre os defensores da denominação de islamo-fascismo por oposição aos defensores do termo islamo-bolchevismo. Sendo que melhor sou capaz de defender a tese de Niall Fergunson.

Sem comentários: