Silêncio ou pouca explicação por parte do governo português sobre o acontecimento, que nestas coisas deve estar a aguardar para ver o que faz a maioria dos países no mundo. A literatura oficial fala em secessão e a prática habitual internacional é ser-se contra este tipo de veleidades, pois há muitos países que temem o efeito bola de neve das independências territoriais e perdas de integridade territorial. É o caso da Espanha, por exemplo, que já disse que não aprova a independência do Kosovo, e o caso da Rússia, também. Estes países não têm nada a ganhar com a prática de verem o que consideram uma secessão transformar-se num reconhecido território independente. Estes países têm os seus problemas territoriais internos e estas declarações de independência podem ajudar a manter vivos os desejos dos povos que se encontram eles próprios em luta pela sua independência.
A literatura também fala em autodeterminismo, veja-se o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos; art. 1º “Todos os povos têm direito a autodeterminação. Em virtude desse direito, determinam livremente o seu estatuto político e asseguram livremente o seu desenvolvimento económico, social e cultural”.
Eu tenho dificuldade em tomar partido. Parece-me que o Kosovo não tem maturidade institucional para declarar a sua independência e que vai buscar na UE uma escapatória ou um suporte para a sua fragilidade como Estado, pondo-se à sombra da Comunidade. Perturba-me que Estados fracos advoguem a sua independência, pela incongruência desse estatuto que continua a ser de dependente. Por outro lado, também sei que se não fosse agora, a manutenção do território como parte da Sérvia tornar-se-ia pouco a pouco como um dado político cultural mais consolidado, e tornar-se-ia mais difícil fazer com que a comunidade internacional reconhecesse no futuro essa independência.
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Tu és feita de açúcar?! – Perguntava-me um alemão quando eu me lamuriava por estar a chover logo no primeiro dia em que com um grupo de amigos decidira atravessar uma floresta e subir a uma montanha na Baviera, a pé. Claro que não sou. A partir desse dia aprendi a não ter lamúrias. Bom, bom, aprendi a não me lamuriar muito, sempre que há compromissos de passeios e está a chover.
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A caminho do Convento de Cristo para ver a peça “O nome da Rosa” levada à cena pelo grupo Fatias de Cá. Íamos presos na sugestão do livro e do espaço. Uns amigos já nos tinham falado há mais do ano da existência desta companhia, mas foi J.Moroso, que escreveu sobre o assunto no jornal Sol, quem deu o empurrão para a marcação de reservas.
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Grupo de umas cinquenta pessoas preparadas para o espectáculo. O espaço é sublime, como já se sabe de outras visitas. E o texto é inquestionavelmente uma obra de arte superior. Aguardávamos com expectativa para ver o que ali nos seria oferecido. Passam dois monges em silêncio por nós, no claustro onde aguardámos, seguem e ficam a olhar por uma janela, lá fora monges descem em fila a escadaria exterior do convento entoando cantos. O edifício está impregnado de água e cintilia à luz prateada que no fim de tarde nos permite vislumbrar como se num sonho a sua sóbria majestade de linhas. Senhoras e senhores, o teatro começou.
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Depois são cinco horas de fruição sensorial e intelectual.
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus."
Caminhemos com o erudito, inteligente e fascinante Frei Guilherme. Façamos de jovem Adso, sigamos o mestre.
A actriz que representa frei Guilherme faz-nos estranhar ao princípio. Não pelo género mas pela idade. Comenta alguém nas minhas costas: "Mas Frei Guilherme não era uma mulher!". Comento eu para o meu lado:"Frei Guilherme era muito mais velho...". Mas depois de estranhar, aceita-se. E não volto a perturbar-me com a personagem durante todo o acto teatral, que foi sendo construída de forma serena, com cuidado e à procura da maturidade que Umberto Eco lhe dera. Entra-se no mundo da imitação que Aristóteles tão bem definira e estamos prontos para a catarse. Venham os outros actores.
Os níveis de interpretação são diferentes, todos os actores são amadores, no sentido em que nenhum está ali a ganhar dinheiro. E estando nós sempre colados aos seus corpos e atentos às mínimas falas, já que o espaço e o modo não os protege do nosso olhar, e estendendo-se a peça por tantas horas, dificilmente poderíamos exigir constantemente um nível superior na arte de representar.
Eu fiquei fascinada particularmente com Frei Guilherme e com Bernardo Gui, também com o despenseiro e com o velho Alinardo. Mas todos contribuíram para a circunstância do ritual dramatúrgico da passagem da palavra. Mesmo os guardas que nos acompanham pelos corredores e pelas imensas divisões do convento ganham o seu papel na trama teatral. A paixão de um deles pelo acto era visível no brilho e na entrega com que acompanhava os passos dos actores e os nossos.
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De tempos a tempos vamos ao refeitório. Seis vezes seremos convidados a lá ir. Porque sete são os dias em que decorre a história. A certa altura perdemos a conta. Haverá um momento em que achamos que não vamos conseguir pôr na boca mais do que quer que seja. Mas o cuidado com a cenografia da alimentação, a atenção dada à confecção e a selecção dos produtos dos pratos apresentados, a entrega ao momento, tudo nos empurra para a confraternização. Fica-se a saber segredos enquanto se partilham copos de vinho quente com especiarias. Um certo jornalista foi tomado também ele da vontade de criação e pediu para se juntar ao grupo e comungar daquela cerimónia do outro lado do auditório. Há autores e líderes de opinião consagrados e a ganhar algum rio de dinheiro que se envolvem em pouco éticas e nada nobres acções contra a companhia, impedindo-a de representarem o seu texto. Há actores muito cultos que têm por única vontade fazer com que obras civilizacionais sejam ouvidas e apreciadas pelo maior número possível de vezes.
No fim, na última refeição, temos uma grata surpresa. Um sobressalto de realidade versus ficção. E todos se igualam, actores entre si, público, pessoas que circulam. Não há ali egos a reclamarem a assinatura por baixo da sua existência.
Brindemos a Baco e às transfigurações. O acto é de entrega à imitação de acção.
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E brindemos também a Apolo, pois a discussão teológica que opõe Franciscanos e os seus críticos é uma discussão de elevada racionalidade argumentativa e pode ser trazida aos nossos dias sob a forma da pergunta:"Capitalismo ou democracia?" Perdoem-me os teólogos. Na verdade discute-se então, a cena passa-se no século XIV, se seria ou não heresia a proposição a favor da pobreza de Cristo que os Franciscanos pregavam. O Capítulo de Perusia, documento onde se delineia uma doutrina sobre renúncia à propriedade de todas as coisas como regra de santidade, está em discussão. Ubertino de Casale, o teórico sobre a questão da pobreza, defende os princípios que regem a Ordem dos Franciscanos, e opõem-se-lhe na doutrina os Dominicanos, com o apoio da corte eclesiástica de Avinhão.
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A adaptação do texto esteve sempre muito bem feita. Até mesmo na substituição destas palavra finais por outras menos eruditas mas igualmente filosóficas acerca da universalidade das leis e a sua questionação à ideia de existência de uma livre vontade de Deus. Então há leis universais num universo de livre vontade divina, fora dessa vontade?
Eu por mim ficaria ali a ouvir discutir este tema durante dias, com Frei Guilherme, com Umberto Eco ou com quem quer que me deixasse.
Aplaudimos de pé e gritamos: Bravo!
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