terça-feira, fevereiro 19, 2008

Acreditamos todos em si, senhor primeiro-ministro

"Ontem foi quase uma hora daquele tipo de propaganda calmante a que, dantes, se chamava conversa em família, onde o chefe da governação demonstrou, diante dos discursos do bastonário Marinho e do general Leandro, que é um excelente "public relations" para o homem massa da multidão solitária, dado que tem perfeito conhecimento dos "dossiers" da economia, da saúde e da educação, pois foi capaz de os reduzir a meia dúzia de linhas e de percentagens, assim confirmando como um bom político é o tal especialista em assuntos gerais que percebe de tudo um pouco, sem perceber nada de nada, entre furacões, casapias e apitos dourados. Quando a palavra pública se gasta pelo mau uso, ela pode correr o risco de se prostituir pelo abuso.

(...)Por mim, apenas confirmei, através de uma adequada análise de conteúdo, que nunca foram usadas palavras como civismo, democracia, participação, patriotismo ou Estado de Direito, quanto mais socialismo, cosmopolitismo ou europeísmo. Este "public relations" da abstracta governação podia ser propagandista de outra qualquer governança sem governo, de outro qualquer sistema geral de pilotagem automática, ao serviço da melhoria de uma qualquer balança teconológica, onde se confirmasse que o calçado e o têxtil melhoraram e que aumentámos para 35% os cursos profissionalizantes na educação, tendo mais alunos com menos dinheiro, dado que ainda podemos crescer 2,5% ao ano, conforme consta das cábulas postas em bloco, com marcador grosso... "

Post de Adelino Maltez publicado no blog Sobre o tempo que passa.


Sublinho as palavras de Maltez e penso ainda: e depois não há nenhum jornalista que se dê ao trabalho de ir ver a que correspondem na prática os cursos propagandeados, e qual é efectivamente o seu valor científico, tecnológico, educacional ou profissional para a sociedade tendo em conta a sua (pouca) consistência. Também ninguém pergunta pela taxa de abandono desses cursos. Pois, embalemo-nos com a conversa dos mesmos meios e mais alunos e com mais qualidade e acreditemos no primeiro-ministro.

Sem comentários: