terça-feira, março 25, 2008

Uma questão de poder e do seu questionamento

"(...)
O Dalai Lama do Tibete tem sido um mensageiro mundial da paz e reconciliação, para além da destruição desmedida que foi causada pela invasão chinesa em 1959, uma atitude consagrada no Ocidente pela atribuição do Prémio Nobel.
Mas a autenticidade ocidental nesta questão tem sido muito discreta.
Foi necessária a defesa da concorrência leal nos mercados para que a crítica às condições dos trabalhadores na China aparecesse a exigir respeito pelos direitos sociais.
O mesmo não aconteceu quando do massacre de Tiananmen, que orientou para as discretas inquietações em privado, da parte de líderes ocidentais ao visitar Pequim.
A atitude afoita que reinventou e lançou o protectorado para o Kosovo vai continuar a semear inspirações separatistas em vários lugares, talvez presentes nesta insurreição dos tibetanos.
Mas essa criatividade vai seguramente ser refreada, mesmo no Conselho de Segurança, se a questão chegar à agenda. O poder tem uma relação desequilibrada entre a arrogância e a prudência, dependente da identidade do agressor."

Adriano Moreira, "A questão do Tibete", no Dn online

Pois, a identidade do agressor em acções em que o direito internacional está a ornamentar dicursos faz variar muito a reacção à sua pessoa. Lá isso faz. É a ideia de poder como equivalente a impunidade. Um sonho para ditadores e para irresponsáveis.

Sem comentários: