quarta-feira, março 26, 2008

colectivo

Há a esquerda e a direita ideológica em termos de valores relacionados com o poder administrativo e económico, mas verdadeiramente parece-me que só existem democratas e não democratas no que a valores civilizacionais e sociais diz respeito.
Cada vez me parece mais que pessoas com valores cujo eixo existencial gire à volta do conceito de liberdade e de equidade, podem ser de esquerda, de direita ou de Marte, porque a linguagem é a mesma, e um mesmo sentido pode nascer da sua acção. Um jogo de linguagem não é só um código partilhado, é uma forma de vida que não pode assumir-se como excepção na vida pública, porque a debilidade ou o improviso ou a hesitação de um indivíduo é alancada por toda a vaga seguinte que reforça a coesão à volta de uma prática idealizada numa linguagem e que algumas comunidades a afectaram colando-a à sua tradição, dizendo-a de sua natureza, quando ela é transnacional, porque criada como princípio universal de regulação da acção social dos povos sem excepção: à liberdade, digo eu.
Quando Portugal tem um peso internacional relativo, quando as políticas económicas, agrícolas, financeiras, ambiente, de defesa e segurança, são impostas pelo parlamento europeu, o que nos fica é a gestão de assuntos de economato doméstico, de regularização dos comportamentos que promovam a corrupção, de logística financeira, e sobretudo, de exploração da nossa identidade. Como essa tarefa está por cumprir, como sempre o estará enquanto houver tempo, Portugal continua a precisar de visionários que empurrem os técnicos para a jornada seguinte da nossa existência colectiva, sendo que o método de investigação não tem que inventar de novo o que já foi inventado e deu bons resultados em termos de satisfação geral da existência. Para onde se poderá encaminhar eu não sei, não sou visionária, mas fico à escuta das razões que possam surgir, e não serão razões tecno-buracráticas de definirão o nosso lugar no mundo tendo os pés bem assentes nesta terra.

Um dia destes, no 2º canal, o Arquitecto Ribeiro Telles foi entrevistado a falar com um dos agricultores urbanos que aproveitam os terrenos baldios para, às portas das urbanizações massificadas, semearem, plantarem e colherem da terra alguns produtos que muitos, mais pelo gosto de cultivar que de necessidade, outros muito mais por necessidade do que por gosto, se dedicam a fazer. Quando o senhor se aproximou de um cavador, este que ali estava a cavar, conheceu-o imediatamente, atirou a enxada para o lado, endireitou-se e parou para o cumprimentar. Falam a mesma linguagem, respeitam-se.
Já os outros arquitectos convidados falaram desses terrenos do alto da sua sapiência, um no seu gabinete, outra no meio de uma rua aberta ao trânsito.
Uns falam de ouvir dizer e de ver de longe, outros falam com os pés na terra a olhar os olhos de quem conhecem as práticas e os hábitos. É mais do que uma questão de confiança que o arquitecto criou com esses cidadãos, é uma lição de política.

Sem comentários: