quinta-feira, março 27, 2008

Nosso leal, bravo povo, sempre pronto a cumprir o seu dever a qualquer custo

Li na página quatrocentas e quarenta e duas da biografia de Churchil, já aqui profusamente citada (e nem sempre pelos melhores motivos), o seguinte: “Não guardo ressentimentos ao nosso leal, bravo povo, sempre pronto a cumprir o seu dever a qualquer custo (...)”. Parei imediatamente de ler, impedida por qualquer sentimento forte, logo após o parágrafo que aqui cito de forma incompleta.

Churchill escrevia aquelas palavras após constatar a alegria exibida nas ruas e nos fóruns do povo britânico pelo acordo que Chamberlein, que ocupava então o cargo de primeiro-ministro, alcançara com Hitler e que permitira a este anexar partes de Checoslováquia sem a reacção inglesa a comandar uma possível punição via Liga das Nações, tal como Churchill defendia.
Reparo e penso : - “Há quanto tempo os portugueses não ouvem palavras de apreço, sobretudo se ditas por alguém que viu em tudo ser contrariado por esse mesmo povo, alguém na oposição mais solitária, palavras que não visam apenas o voto em período eleitoral, mas ditas com verdadeiro sentido do estado e do povo em que se está? Há quanto tempo?”

Fosse Churchill um comentador político português da nossa época e tinha zurzido moralmente no carácter de tal povo que se entregava a folguedo em vésperas de um desenlace trágico na política internacional para o qual não estava a preparar-se nem a querer fazê-lo. Teria elevado o seu dedinho indicador e em voz grave, ou com pena moralista, socando o povo com epítetos bem castiços e ácidos. E no entanto, este, como qualquer outro povo, faz exactamente o mesmo quando lhe é pedido sacrifício, lealdade e bravura. Quem lho diz?

O que nós temos são discursos propagandeados e falseados da realidade social e política vivida , via gabinetes de agências de comunicação, ditos por uns, ou discursos de maledicência contínua, de menosprezo constante, de apoucamento sistemático, pejados de ressentimento por tudo, até por respirarem neste canto ocidental, por outros.

E noto que não nutro uma especial simpatia pelo fenómeno Churchill, apenas sublinho com apreço o registo discursivo e a acção em relação ao seu povo que contra si se manifestava. Relevo a diferença, pois a passagem dos tempos não ajuda a explicar este diferendo entre governantes e governados. Pelo contrário.

Sem comentários: