segunda-feira, abril 07, 2008

"Notícias de uma morte não noticiada"

"Victor Ramalho disse há dias num debate na SIC que os números, quando devidamente torturados, acabam sempre por confessar aquilo que se quer. E tem toda a razão. Os números apurados pela ERC para avaliar a isenção da RTP dizem tudo aquilo que se quer que eles digam. Dão ao PSD o sudário de mártires crucificados por uma máquina de propaganda orientada para os esmagar. Ao PS dão a preciosa oportunidade de se apresentar dorido pelo cilício do órgão controlador que criou e que pode agora exibir como uma entidade realmente independente que não hesita em criticar e morder a mão que a fez nascer e a alimenta. Portanto todos saem a ganhar. Uns com o seu Miserere Nobis que, à falta de melhor é o que vão conseguindo, os outros no Gloria in Excelsis que tanto gostam de entoar. Só que relatórios como o último levantamento da ERC sobre pluralismo na RTP não valem nada. Por muitas horas de transmissão que tenham sido analisadas, a propaganda nunca se mediu a metro e a sua eficácia não é traduzível em percentagens. Quem compila estas inutilidades estatísticas sabe isso muito bem.
Há uns 40 anos, por alturas do Vietnam, Daniel Hallin, Professor de Ciência Política em Berkley, arrumou o jornalismo televisivo em três prateleiras distintas. Na prateleira de cima, Hallin coloca tudo o que é discurso de consenso. O jornalista aí é um mero defensor dos valores sociais e políticos já incontestados na sociedade (no nosso caso patriotismo, democracia, integração europeia etc.). Na prateleira do meio aparecem as áreas de controvérsia consentida. Sem afrontas fala-se de tudo aquilo que o sistema admite poder ser contraditado. Sempre só argumentos contidos na correcção política. Estão aqui as coberturas jornalísticas que decorrem dos debates na Assembleia da República. Este último debate sobre o estado da democracia é um excelente exemplo.
O jornalismo da prateleira do meio, dominante em Portugal, deu-lhe a ressonância necessária, indiferente a pequenos pormenores curiosíssimos que apareciam no levantamento da ERC. Por exemplo, o PS como partido ter uma cobertura televisiva ínfima na RTP quando comparado com o PSD. Um detalhe sintomático deste regime que não mereceu análise apesar do nosso sistema de governo decorrer do número de lugares no parlamento. "Bagatelas!" dirá o jornalismo das águas mornas da sua prateleira do meio, rematando "o governo é PS não é"? "Olhe que não", diriam talvez Manuel Alegre, João Cravinho, António José Seguro e tantos outros. Assim, o retrato e a análise do fenómeno ficam para a prateleira mais baixa, a do jornalismo desviante (foi assim que Hallin lhe chamou) que acaba sempre por ser sufocado na formidável aglutinação de consensos mediáticos que a prateleira do meio origina, porque é aí que actuam subrepticiamente as agências de comunicação avençadas por tudo e todos na nossa vida pública (até pela ERC). Com telefonemas, e-mails, pequenos convites e prendinhas caricatas convencem, entre bájulas e ameaças, este jornalismo mediano das questões que merecem cobertura e das que não a merecem. Estes operacionais tentam por todos os meios criar consensos de opinião tão amplos quanto possível em redor dos seus interesses para esmagar com o seu peso a prateleira dos perguntadores desviantes, neste momento quase vazia em Portugal. Foi assim que a morte do PS parlamentar denunciada pela ERC ficou sem registo jornalístico. O obituário está lá, claríssimo, lavrado no relatório da insuspeita ERC. Mas é preciso querer lê-lo arrumado como foi na última prateleira de Hallin. Uma nota académica Daniel Hallin utilizou a metáfora de esferas concêntricas no seu grafismo. Por experiência pessoal, acho que prateleiras é mais adequado ao caso português."
Mário Crespo escreve no JN, semanalmente, às segundas-feiras

Sem comentários: