sexta-feira, outubro 24, 2008

Quando o emprego sobe em Espanha...

1% no último mês, a mesma Espanha que ainda há pouco tempo era a primeira porta de saída para muitos trabalhadores portugueses, quanto subirá, em consequência do seu despedimento por lá, o desemprego em Portugal?
E penso, onde vai agora aquela gente encontrar um trabalho para se sustentar?

Depois leio o seguinte:

Fome e fartura

Portugal está em risco de ser ultrapassado pela Ucrânia no ranking da UEFA mas, ao menos, continuamos no topo, logo abaixo do México e da Turquia, do ranking dos países com maiores desigualdades sociais. Segundo a OCDE, se houve em Portugal uma melhoria da distribuição de rendimentos entre os anos 70 e 80 (o período "gonçalvista", origem, como se sabe, de todos os nossos males), a partir daí, durante 30 anos de governos de partidos com "socialista" e "social" no nome, nunca mais pararam de crescer as desigualdades, com os ricos sempre mais ricos e os pobres sempre mais pobres.

Hoje até famílias das classes médias pedem, em número cada vez maior, ajuda ao Banco Alimentar contra a Fome. Mas nem tudo são más notícias: se os portugueses (os que têm trabalho) ganham pouco mais de metade (55%) do que se ganha na zona euro, os nossos gestores recebem, em média, mais 32,1% que os americanos, mais 22,5% que os franceses, mais 53,5% que os finlandeses e mais 56,5% que os suecos. Portanto, como Cesariny diria (cito de cor), "se há gente com fome,/ assim como assim ainda há muita gente que come".
no JN on line
E se alguém me disser que este artigo é de esquerda, eu juro que dou um murro na mesa. Se isto não são factos, e se estes factos não nos têm sistematicamente mantido sem capacidade competitiva pelos recursos que são sugados em nome de interesses exclusivamente de interesse privado, então eu não sei o que são.

Sem comentários: