quinta-feira, abril 30, 2009

O bem e o belo


rosa bela portuguesa

Este fim-de-semana, se não chover, vou plantar duas roseiras que quero que trepem por um arco por cima do poço (um artifício semelhante aos meus desenhos de criança que tinham sempre um poço com um arco florido por cima, imagem copiada não sei de onde). A minha mãe, há mais de trinta anos, rodeou toda a frente da casa de Rosas de santa Teresinha e de umas outras, de cor vermelha, pequenas, de que não sei o nome. Durante anos o carmim invadia o exterior da casa e envergonhava as singelas Santa Teresinha. Chama-se (chamavam-lhe os locais) a casa das rosas. Depois o meu pai lembrou-se de plantar vinha, e nos meses de primavera e verão há agora uma competição renhida entre o verde e o vermelho, com pinceladas cor-de-rosa.


Bom, como pensei em plantar já as roseiras, e sem esperar por fazer pegar de estaca no próximo inverno, vai daí e fui consultar os sites sobre o assunto, sendo que eu estava interessada sobretudo em rosas portuguesas. O primeiro sobressalto tive-o nas primeiras entradas deste fórum , onde se explicava a dificuldade de encontrar variedades portuguesas à venda em Portugal, mas depois descansei, porque não só havia ligações para se adquirir rosas em sites ingleses, como, afinal, ainda há centros de jardinagem em Portugal que têm o cuidado de manter essas espécies acessíveis à nossa aquisição.

Assim, ando à procura de uma "bela portuguesa". De duas. Vou plantar uma de cada lado.


Pelo meio aprendi uma forma nova de como controlar as ervas daninhas sem recorrer a herbicidas, neste belo site. É um prazer visitar sites ou blogues dedicados à jardinagem.

É como se eu não soubesse que a taxa de desemprego em Portugal é das mais elevadas da Europa, ou como se cada cidadão se pudesse entregar sem pensar ao cultivo da beleza, deixando os políticos fazerem o seu trabalho. Como se.

Sem comentários: